Skip to main content
duvidas tratamento ortodontico

4 dúvidas frequentes sobre tratamento ortodôntico

Iniciar o tratamento ortodôntico é uma decisão muito importante, que transformará seu sorriso para sempre. E nas decisões importantes da nossa vida sempre surgem dúvidas e inseguranças quanto ao que está sendo proposto.

Assim, criei uma lista de perguntas que surgem com frequência nos consultórios dentários. Dúvidas sobre o tratamento ortodôntico e também do aparelho dentário.

Vamos a elas.

aparelho ortodontico

“Quanto tempo vai durar meu tratamento?”

Esta talvez seja a grande dúvida dos pacientes quando procuram um ortodontista para iniciar seu tratamento com aparelhos dentários.

No geral, dois a três anos é o tempo médio da maioria dos tratamentos, mas deve ficar claro que essa estimativa de tempo pode aumentar levando-se em conta uma lista imensa de fatores. Entre os principais podemos destacar:

  1. Complexidade do caso.
  2. O tipo de aparelho dentário utilizado (aparelho fixo, aparelho fixo lingual, alinhadores invisíveis, aparelhos ortopédicos).
  3. A idade do paciente.
  4. Cuidados com o aparelho.
  5. Assiduidade das consultas.

O tempo de duração e possíveis alterações no cronograma devem ser comunicadas para que o paciente esteja sempre ciente sobre o andamento de seu tratamento.

“Vou precisar extrair algum dente?”

Para quem busca tratamento ortodôntico para corrigir seus dentes, a ideia de tirá-los pode causar arrepios.

Mas saiba que essa necessidade está amparada em um bom diagnóstico e planejamento.

Falta de espaços nas arcadas, correção de linha média, dentes muito projetados podem exigir a extração de um ou mais dentes. E extrair dentes saudáveis sempre é uma decisão difícil para o ortodontista.

Por isso, repetindo a ideia mencionada acima, diagnóstico e planejamento são imprescindíveis para que o paciente entenda com clareza o motivo dessas extrações.

aparelho dentário

“Como será feita a colagem do aparelho?”

O cronograma de montagem depende de cada profissional. Alguns preferem colar primeiro uma arcada e, em uma próxima sessão, fazer a colagem da outra.

Já outros preferem colar todo o aparelho no mesmo dia.

Essas são escolhas pessoais e não interferem no andamento do tratamento.

Mas alguns casos exigem a colagem primeiro em uma arcada para que as alterações facilitem a colagem na outra. Esse processo pode levar um tempo (meses) e deve ser explicado ao paciente o porquê dessa escolha.

aparelho dentário

“Peças quebradas serão cobradas?”

Esse item vai depender do contrato estabelecido para o tratamento ou prévio acordo entre paciente e ortodontista.

Os pacientes sempre devem estar cientes sobre possíveis cobranças de aparatos ortodônticos utilizados durante o tratamento e a reposição dos mesmos em caso de quebras.

Essas quatro perguntas são recorrentes no consultório e importantes para estabelecer uma boa relação entre paciente e profissional.

Não se acanhe em perguntar. As dúvidas devem ser respondidas com clareza para que você entenda o que será feito em sua boca. Lembre-se que sua saúde bucal está em jogo.

Gostou do texto? Dúvidas?

Deixe nos comentários.

Aproveite e siga nossas redes sociais.

Instagram e Facebook

Um grande abraço a todos.

Deixe um comentário