Skip to main content

6 motivos que envelhecem seu sorriso

Quem nunca teve um amigo ou amiga que cortou o cabelo e ficou dez anos mais jovem? Ou o colega de trabalho que mudou o estilo de se vestir e ficou “mais descolado”?

Algumas simples mudanças podem transformar a aparência de uma pessoa de maneira radical. E com o sorriso não é diferente. Algumas características podem deixá-lo com um aspecto envelhecido, prejudicando a estética.

Assim, hoje vamos falar sobre seis motivos que envelhecem seu sorriso, mas que podem ser corrigidos com procedimentos reabilitadores estéticos.

Cor dos dentes

Dentes amarelados ou escurecidos transmitem um aspecto envelhecido e de falta de cuidado com o sorriso. Devemos lembrar que em pessoas com mais idade é normal que os dentes estejam mais desgastados e escurecidos, mas em jovens essas características tornam-se desagradáveis

Para solucionar, o clareamento dental resolve grande parte dos casos. Em dentes que não respondem ao clareamento, facetas de porcelana e lentes de contato dental podem ser utilizadas para clarear o sorriso.

clareamento dental
Clareamento dental

Desgastes dentários

Esse problema tem vários motivos, dentre eles hábitos, bruxismo, erosão e abrasão do esmalte dentário, além do desgaste natural da idade. Esses fatores podem deixar seus dentes sem brilho e mais curtos. Como exemplo, temos o sorriso invertido, causado pelo encurtamento dos incisivos superiores.

Os tratamentos indicados são lentes de contato, facetas e coroas de porcelana ou restaurações estéticas em resina composta.

sorriso invertido
Sorriso invertido. Observe a curvatura do sorriso nos dentes superiores.

Falta de dentes

A falta de um ou mais elementos compromete a estética, a mastigação, interfere na oclusão (mordida) e altera todo o terço inferior da face.

Implantes dentários e coroas em porcelana reabilitam os dentes faltantes de maneira segura devolvendo função e estética.

Doenças periodontais

Problemas gengivais que afetam o periodonto podem levar a perda óssea, deixando os dentes “mais compridos”. Essa característica dá um aspecto muito ruim para o sorriso.

Além disso, a doença periodontal quando não tratada leva a perdas dentárias pela destruição óssea.

O tratamento periodontal é o mais indicado para evitar a evolução da doença. Para casos mais graves, e extração dentária e reabilitação com próteses sobre implantes é a melhor solução.

doença periodontal
Doença periodontal

Dentes muito tortos

Dentes fora de posição interferem muito na estética do sorriso. Quem tem dentes tortos que incomodam ao olhar no espelho sabe o quanto é desagradável.

Além de comprometerem a estética, podem causar problemas de oclusão, levando a outros distúrbios na cavidade bucal.

Aparelhos dentários como os autoligados podem alinhar seu sorriso com rapidez, conforto e praticidade.

dentes tortos
Dentes fora de posição.

Retração gengival

Escovação com muita força e oclusão (mordida) deficiente podem causar inflamação gengival e perda óssea. Por consequência, a gengiva pode retrair, expondo as raízes dos dentes, dando a aparência de dentes ‘mais compridos”.

Enxertos gengivais para recobrir as falhas gengivais e ortodontia para correção da oclusão ajudam no restabelecimento da estética gengival.

retração gengival
Retração gengival

Como vimos, vários são os motivos que deixam seu sorriso com aspecto envelhecido.

Mas com os recursos oferecidos pela Odontologia Estética, ficou muito mais fácil restabelecer seu sorriso, restituindo estética e função e devolvendo a vontade de sorrir.

Para mais informações sobre os tratamentos citados neste texto, clique nas palavras grifadas em azul.

Dúvidas? Deixe nos cometários.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: