Skip to main content
clareamento de dentes escurecidos

7 Fatores que causam escurecimento dental

Um sorriso com dentes claros e alinhados representa, além de estética e beleza, cuidado com sua saúde.

Assim, dentes escurecidos podem significar muito mais que um sorriso feio e envelhecido. Podem passar a impressão de desleixo e falta de cuidado com a higiene bucal.

No texto anterior desta série falamos sobre a cor dos dentes e o que define um sorriso mais claro ou escuro. Neste segundo capítulo vamos entender quais fatores podem escurecer os dentes.

As causas desse escurecimento podem ser endógenas (alterações durante o período de formação do dente), exógenas (ocorrem após o aparecimento do dente em boca) e o próprio desgaste e envelhecimento natural dos elementos dentários.

Aqui serão descritos sete principais fatores para o escurecimento dentário

  1. Traumatismo dentário

Pancadas em dentes decíduos (de leite) ou permanentes podem escurecer o elemento dental devido à hemorragia interna (rompimento de vasos sanguíneos dentro do dente) ou necrose da polpa (infecção bacteriana do que as pessoas conhecem popularmente por nervo do dente).

  1. Envelhecimento

Observe a imagem abaixo. Conforme envelhecemos, a câmara pulpar do dente diminui de tamanho pelo aumento da camada de dentina. O esmalte também sofre desgaste com o passar do tempo. Como quem dá cor ao dente é a dentina, uma camada mais espessa dessa dentina associada ao desgaste da superfície do esmalte deixa o dente com um tom mais escurecido. Por isso é normal pessoas idosas terem os dentes mais “amarelos”.

anatomia do dente                                 dentes envelhecidos

  1. Excesso de ingestão de flúor

Chamada de Fluorose, caracteriza-se por manchas opacas que vão do branco ao marrom no esmalte dos dentes. Ocorre pela ingestão excessiva de flúor durante o período de formação dos dentes (no período intrauterino para dentes de leite e na primeira infância para dentes permanentes)

fluorose dentária

  1. Antibióticos

O uso de tetraciclina durante o período de formação dos dentes permanentes pode deixá-los com cor amarelada tendendo para o castanho ou cinza.

manchamento por tetraciclina

  1. Dieta

O uso contínuo e em excesso de bebidas e alimentos cromógenos (que possuem pigmentos) podem causar o escurecimento dental. Bebidas como café, chimarrão, chás, refrigerantes de cola, vinho e sucos como os de uva, molhos shoyu, curry e ketchup, além de alimentos como milho, beterraba, ameixa, amora, açaí, balas, chicletes e chocolates coloridos artificialmente podem ser inimigos de dentes brancos.

alimentos que mancham dentes

  1. Tratamento de canal

Materiais utilizados durante o tratamento e que acabam ficando por longo tempo em contato com o dente, hemorragias e decomposição da polpa podem causar escurecimento.

Com o passar dos anos, dentes com tratamento de canal podem apresentar diferença de cor pelo ressecamento interno.

dentes escurecido por tratamento de canal

  1. Tabagismo

O hábito de fumar expõe os dentes a pigmentos como a nicotina, deixando-os amarelados e escurecidos.

Vale lembrar que a associação de dois ou mais fatores contribui para um escurecimento mais rápido e intenso da estrutura dental.

Já a escolha do melhor tratamento clareador dependerá de avaliação clínica criteriosa. No final desta série iremos falar sobre as alternativas de clareamento, inclusive com associação de técnicas para que você tenha um sorriso bonito e agradável.

Continue acompanhando os textos sobre clareamento dental e deixe suas dúvidas nos comentários.

No próximo post falaremos sobre sensibilidade dentária para quem vai fazer o tratamento clareador.

Um grande abraço a todos.

2 comentários em “7 Fatores que causam escurecimento dental

    1. Olá Cristiane. Seja bem-vinda.

      É necessário sempre uma consulta de avaliação para podermos indicar a melhor técnica. Isso garante um resultado satisfatório para que teu sorriso fique lindo.
      Assim, os valores podem variar de acordo com a dificuldade que teus dentes podem apresentar.
      Caso sejas de Bento Gonçalves ou região, entre em contato conosco.
      Terei o maior prazer em ajudar.
      Agradeço o contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *