fbpx Skip to main content

A importância da limpeza dental

Nessas épocas de Covid-19, na qual se fala tanto em cuidados com a higiene, nada melhor do que falarmos sobre higiene bucal.

No texto de hoje vamos falar sobre a profilaxia dental e porque ela é tão importante para a sua saúde.

Por que higienizar a boca é tão importante?

Antes de começarmos, precisamos esclarecer alguns pontos. Li em alguns textos que a profilaxia dental combateria o coronavírus. Isso é fake News. MENTIRA.

Na verdade, a limpeza da cavidade bucal age sobre as bactérias presentes e não sobre vírus. Quando utilizamos fio dental, escova, creme dental, enxaguantes ou fazemos uma limpeza profissional, estamos agindo principalmente sobre resíduos que servem de “alimento” para bactérias nocivas para os dentes e estruturas adjacentes.

Com isso, evitamos a proliferação dessas bactérias e, consequentemente, danos permanentes como cárie e doenças periodontais (que atingem a gengiva e o osso que circunda os dentes).

Pois é. Muita gente não sabe, mas cárie é uma doença infectocontagiosa. Ela é causada por bactérias do grupo Estreptococos principalmente.

Hoje se sabe que os microrganismos são muito mais uma consequência do que causa do processo de início da doença.

Fatores como higiene, hábitos alimentares, colonização bacteriana, composição da saliva, entre outros, influenciam o metabolismo das bactérias sobre os dentes, modulando a atividade da cárie.

Por isso, além de fazer a limpeza com seu dentista, é importante que você faça uma higiene adequada todos os dias (uso do fio dental, frequência de escovação) e cuide da sua dieta (para os dentes, é sempre melhor comer a caixa de bombons inteira e depois fazer uma boa escovação do que comer um bombom a cada 30 minutos e realizar a higienização. É obvio que uma dieta com muito açúcar é muito prejudicial, mas a frequência com que se come açúcares também é importante. Por isso, não se preocupe tanto com aquela sobremesa após o almoço, mas cuide o pacote de biscoitos que você “belisca” durante a tarde).

Então qual a periodicidade ideal para fazer a limpeza bucal profissional?

Para pessoas sob controle e com boa higiene, a limpeza dental é indicada a cada 06 meses.

Já para aqueles que apresentam cáries com frequência ou outros problemas bucais e para usuários de próteses a periodicidade pode ser a cada 04 meses.

Nessa consulta, além de promover a limpeza de todas as estruturas dentais através do uso de ultrassom e jato de bicarbonato de sódio (pode-se fazer também aplicação de fluoreto de sódio) para a remoção de tártaro, placa bacteriana e manchamentos superficiais, fazemos a avaliação de todas as estruturas para que possamos observar alterações na estrutura dos dentes. Em caso de dúvidas, radiografias interproximais podem ser realizadas para auxiliar no diagnóstico.

Assim você pode manter seu sorriso muito bonito e saudável. Nada melhor do que um sorriso que demonstre saúde acima de tudo.

E lembrando mais uma vez que a limpeza dental não combate o vírus Covid-19. Você não vai diminuir o contágio porque fez uma limpeza. Para isso o melhor é utilizar uma máscara caseira (deixe as máscaras profissionais para quem trabalha na área da saúde).

A limpeza profissional, juntamente com a avaliação profissional, auxiliará na identificação precoce de problemas, facilitando sua resolução, e também evitará muitos outros.

Qualquer dúvida entre em contato

Cuide-se e, se possível, fique em casa.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *