Skip to main content

Alinhadores invisíveis: discrição no tratamento ortodôntico

Você gostaria de alinhar seus dentes, mas desistiu por não querer usar aparelho ortodôntico?

Ou já usou aparelho fixo, os dentes acabaram “entortando” depois do tratamento e a simples ideia de voltar a usar lhe causa pesadelos?

Saiba que hoje existe uma solução inovadora que atende as necessidades de um público que deseja alinhar seus dentes sem abrir mão da estética e comodidade durante o tratamento.

Acompanhe o texto e descubra esse sistema fantástico.

alinhadores invisíveis

O que são alinhadores invisíveis?

Alinhadores são placas de acetato semelhantes às placas de clareamento, mas com uma rigidez maior (as placas são mais duras). É essa rigidez que fará a movimentação dos dentes para a posição ideal.

Essas placas de acetato são transparentes, o que confere aos alinhadores a característica estética tão desejada. Além disso, diferentemente dos aparelhos colados nos dentes, permite a remoção da boca, facilitando a alimentação e higiene (você pode remover o alinhador, escovar os dentes e passar o fio dental, e recolocá-lo em boca).

alinhadores invisíveis

E como é feito o tratamento com alinhadores invisíveis?

O primeiro passo é fazer a documentação ortodôntica (que possui fotografias intra e extrabucais, cefalometrias e radiografias) e os modelos digitais (veja o vídeo abaixo, do canal Giorge Andreas Jaeger).

Esses modelos são conseguidos através do escaneamento digital das arcadas, uma novidade que alia praticidade e alta tecnologia (não é mais necessário moldar as arcadas com alginato. Quem já fez esse tipo de moldagem não esquece). É através desses modelos que o planejamento para os alinhadores invisíveis será realizado.

O planejamento é realizado pelo dentista juntamente com a empresa que fabrica os alinhadores através do estudo da documentação ortodôntica e avaliação dos modelos digitais.

Com o planejamento definido, assim como o número de placas que serão utilizadas, a empresa enviará um vídeo para que o cliente veja como será a evolução de seu tratamento (chamado de tratamento virtual).

Sim, você poderá ver como seu sorriso irá ficar antes de começar a usar os alinhadores.

Se você aprovar esse resultado virtual, poderá iniciar o tratamento. Isso é fantástico e trás muita segurança para quem escolhe os alinhadores como forma de corrigir o posicionamento de seus dentes.

alinhadores invisíveis

E como devo usar os alinhadores?

Essa é a pergunta chave do tratamento. Não adianta esperar resultados se os alinhadores não forem utilizados conforme a orientação do ortodontista.

O uso das placas alinhadoras deve ser sequencial, pois cada placa apresenta uma leve alteração nas posições dos dentes. O tempo de utilização de cada placa pode variar de 7 a 10 dias, dependendo do tratamento.

Deve-se usar a placa o máximo de tempo por dia, removendo apenas para alimentação e higiene. Usar por pouco tempo diariamente ou deixar de usar em alguns dias da semana retardam o tratamento e podem causar resultados insatisfatórios.

Veja no vídeo abaixo como é o uso e a movimentação dentária com alinhadores ortodônticos invisíveis:

Quem pode fazer o tratamento com alinhadores?

Pessoas que já usaram aparelho ortodôntico e buscam pequenas correções, como leves desalinhamentos e pequenos espaços entre os dentes (diastemas), ou que nunca usaram aparelho fixo, mas possuem casos de simples solução podem utilizar os alinhadores invisíveis para alinhar seus dentes e corrigir sua oclusão (mordida).

Se você tem interesse em utilizar alinhadores, a recomendação é sempre procurar um ortodontista. Ele irá solicitar a documentação ortodôntica, conforme descrito neste texto, e irá lhe dizer se seu caso pode ser solucionado com alinhadores ou se o aparelho fixo é a melhor alternativa de tratamento.

alinhadores invisíveis

Quais as vantagens dos alinhadores?

As palavras são ESTÉTICA e TEMPO.

Eles são quase imperceptíveis. Algumas pessoas nem percebem que você está usando. Dá pra tirar aquela selfie sorrindo sem medo de aparecer o aparelho.

Também são de resolução rápida. Os tratamentos duram menos tempo que os aparelhos fixos.

Além das duas citadas, temos algumas outras vantagens:

  1. Higienização – é possível remover a placa para higienizar os dentes.
  2. Alimentação – é possível removê-lo durante as refeições.
  3. Dicção – os alinhadores não atrapalham a fala, como acontece com alguns aparelhos fixos.
  4. Conforto – são muito mais confortáveis que os aparelhos fixos, que possuem bráquetes raspando a mucosa de lábios e bochechas.
  5. Menor acúmulo de placa bacteriana – como não possuem peças coladas nos dentes e fios, acumulam muito menos placa bacteriana diminuindo a possibilidade de aparecimento de doenças periodontais (doenças nas gengivas e demais estruturas que circundam o dente).

Devemos lembrar sempre que os alinhadores invisíveis são uma excelente alternativa de tratamento, mas não podem ser utilizados em todos os casos. Por isso, reforçamos que a avaliação do ortodontista é de suma importância para indicar se esta é a melhor alternativa para que você tenha seus dentes alinhados e um sorriso perfeito.

Dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários. Terei o maior prazer em responder.

Até a próxima.

Um grande abraço.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: