Tempos atrás, durante uma consulta inicial de avaliação para aparelho ortodôntico, uma paciente perguntou sobre as famosas “borrachinhas”. Uma amiga que tinha colocado aparelho a pouco tempo reclamava sobre o acúmulo de sujeira nelas e que, após uma semana, sua cor alterava dando um aspecto de sujo para o aparelho.
Diante dessa dúvida, resolvi escrever este texto sobre o aparelho autoligado, que não utiliza mais borrachinhas para fixar o fio nos bráquetes (peças coladas nos dentes).
Para que servem as borrachinhas?
Comecemos pelo início. Para que elas servem?
A função das borrachinhas, chamadas de elásticos ou ligaduras ortodônticas, é prender o fio ortodôntico nos bráquetes para que a movimentação dentária aconteça. Devem ser trocadas a cada consulta, o que irá conferir nova movimentação nos dentes e o avanço do tratamento.
Mas se o aparelho autoligado não utiliza elásticos, como movimenta os dentes?
No lugar da borrachinha, o bráquete possui uma tampa, que deve ser aberta pelo ortodontista para colocação do fio ortodôntico, e depois fechada. Veja na vídeo deste texto.
Esta moderna tecnologia permite um menor atrito do fio com o bráquete, permitindo ao ortodontista empregar forças mais leves para a movimentação dentária. Como o fio trabalha livremente no bráquete, os resultados são eficazes e a movimentação dentária pode ser mais rápida.
Estudos mostram que os autoligados podem ser até 35% mais rápidos. Mas essa rapidez vai depender da complexidade do caso, do cuidado do paciente com o aparelho e a experiência do profissional.
E as vantagens do aparelho autoligado?
A rapidez citada se aplica principalmente na primeira fase do tratamento, na qual é feito o alinhamento e nivelamento dos dentes. Além dessa vantagem, permite consultas mais espaçadas, entre oito e dez semanas. Isso representa um avanço em relação ao aparelho convencional com elásticos, que exige consultas entre 21 e 30 dias.
Confira no vídeo abaixo como é o aparelho autoligado:
Em relação a dúvida da paciente que mostrei no início do texto, as ligaduras ortodônticas realmente acumulam muita placa bacteriana se não houver uma adequada higienização. A alteração de cor, outra dúvida da paciente, ocorre pela ação de alimentos e bebidas que podem pigmentar como café, refrigerantes, vinho.
Os aparelhos autoligados não possuem essa característica justamente por não utilizarem as ligaduras ortodônticas. O acúmulo de placa é muito menor e a coloração do aparelho se mantém até o final do tratamento.
Assim, você deve saber que o aparelho autoligado pode ser uma excelente opção para o seu tratamento. Um aparelho que possui a opção metálica e estética (em porcelana), com bráquetes menores que são mais discretos e facilitam a higiene.
Converse com seu ortodontista e descubra esta nova maneira de corrigir seu sorriso com praticidade e tecnologia.
Dúvidas? Deixe nos comentários.
Até a próxima semana.
Aproveite e siga nossas redes sociais.
Um grande abraço a todos.