Skip to main content
carvão ativado

Carvão ativado clareia os dentes?

A nova “onda” no YouTube são influenciadores digitais mostrando seus dentes mais claros através da escovação com carvão ativado.

Mas será que este produto tem a capacidade de clarear os dentes?

E quais os malefícios que pode trazer para o esmalte dentário?

Vamos mostrar nesse texto o que o carvão ativado faz com seus dentes.

O que é carvão ativado?

O carvão ativado é do tipo vegetal, igual ao carvão utilizado na churrasqueira. O que difere os dois tipos é a origem e o tamanho das partículas. O carvão ativado é proveniente da queima da cortiça e de lascas de madeira, por isso é bastante poroso e encontrado na forma de pó. Já o carvão que utilizamos na churrasqueira é obtido através da queima da madeira (lenha), por isso é mais duro e não pode ser transformado em pó.

Como o carvão ativado é poroso, pode ser comparado com uma esponja que possui alta capacidade de absorção. Assim, é utilizado em hospitais para tratar pacientes intoxicados por produtos químicos e venenos. Ele também é usado em filtros de água para absorver as impurezas.

carvão ativado

Então, o carvão ativado pode clarear meus dentes?

Não. Não há evidências científicas sobre o assunto (ou seja, não há estudos que comprovem a eficácia). E vamos deixar bem claro que a Associação Brasileira de Odontologia repudia o uso do carvão ativado para o clareamento dental e afirma que essas “receitas caseiras não tem capacidade de clarear os dentes”.

carvão ativado

O carvão ativado possui a capacidade de remover placa bacteriana e manchamentos superficiais justamente porque é abrasivo, ou seja, ele desgasta a superfície do esmalte dentário. Esse desgaste que ele provoca causa o “efeito clareador”.

É o mesmo efeito que o bicarbonato de sódio (outra substância abrasiva) causa quando usado para escovação.

Essa abrasão da superfície do dente deixa o esmalte mais poroso, o que pode torná-lo mais suscetível a lesões de cárie. Já a camada que é removida pelo carvão ativado não pode ser regenerada.

carvão ativado

Portanto, não acredite em tudo o que aparece na internet e em quem está buscando apenas curtidas em seus vídeos no YouTube. Não se exponha a riscos desnecessários. Seu sorriso é muito valioso para ficar à mercê da desinformação de alguns.

Consulte e confie no seu dentista. Ele irá indicar a melhor forma de clarear os seus dentes para que seu sorriso seja lindo como você merece.

Para saber mais sobre clareamento, clique nos links abaixo:

Clareamento de consultório.

Clareamento com moldeiras.

Técnica combinada de clareamento.

 

Gostou do texto? Ficaram dúvidas?

Deixe nos comentários.

Até a próxima.

Grande abraço.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: