Skip to main content
clareamento com moldeiras

Conheça o passo a passo do clareamento dental com moldeiras

O clareamento dental com moldeiras é uma alternativa rápida, fácil e com custo acessível para você que busca melhorar a estética de seu sorriso com dentes mais brancos.

Este tratamento consiste na aplicação de géis clareadores em moldeiras de silicone personalizadas para a dentição de cada paciente.

Iniciamos o tratamento por uma consulta de avaliação, na qual devemos observar a condição de saúde oral, dieta e hábitos do paciente. Caso exista algum problema clínico, este deverá ser solucionado antes de iniciar o tratamento clareador.

Agora vamos ao passo a passo do clareamento dental com moldeiras:

  • O primeiro passo para dentes mais brancos é moldar as arcadas. O procedimento de moldagem serve para confeccionarmos os modelos de gesso das arcadas superior e inferior, sobre os quais são fabricadas as moldeiras de silicone.
  • Na mesma sessão devemos fazer a tomada de cor dos dentes com escala de cor e fotografias iniciais do caso para posterior comparação.
  • Após a obtenção dos modelos de gesso, confeccionam-se moldeiras de silicone sobre estes, que serão entregues para o paciente na segunda sessão clínica. Estas moldeiras devem ser recortadas facilitando a adaptação para que sejam confortáveis durante o uso
  • Na segunda sessão serão fornecidas as moldeiras e verifica-se a necessidade de ajustes. Elas não devem machucar tecidos moles como a gengiva. Também não podem estar muito apertadas ou frouxas. Será entregue uma ou duas seringa de gel clareador (escolhido conforme a necessidade do paciente e do caso) e um estojo para armazenar as moldeiras durante o tratamento.
  • Nesta mesma sessão será explicado ao paciente como utilizar a seringa com gel e qual quantidade deverá ser aplicada em cada dente. Os cuidados deverão ser passados por escrito e lidos juntamente com o paciente, para que dúvidas sejam desfeitas no momento da consulta.
  • O gel clareador deve ser utilizado diariamente pelo tempo indicado pelo seu dentista. Geralmente, quando utilizamos peróxido de carbamida, o tempo de uso é de 4 horas. Nesse caso, o paciente pode dormir com as moldeiras. Utilizando peróxido de hidrogênio, o tempo máximo de uso é de 1 hora e 30 minutos.
  • Antes de colocar as moldeiras na boca, deve-se fazer a higiene bucal com escovação e fio dental.
  • Após a colocação da moldeira em boca, remover o excesso de gel com auxílio do dedo ou escova dental.
  • Após o uso, todo o resíduo de gel que ficar na moldeira deve ser removido. As moldeiras devem ser limpas e secas para que possam ser utilizadas no dia seguinte. A higiene bucal também deve ser criteriosa, removendo o gel da superfície dentária.
  • Armazenar o gel em local fresco e seco. Pode ser acondicionado na geladeira.
  • O tratamento pode durar de 14 a 28 dias, dependendo da exigência do caso.
  • Evitar alimentos que possam pigmentar os dentes durante o clareamento contribui para que o tratamento tenha sucesso.
  • As sessões de acompanhamento serão marcadas semanalmente. Nessas consultas, devem ser feitas as tomadas de cor e fotografias de evolução do caso. Também devem ser observadas queixas quanto a sensibilidade dentária.

Confira no vídeo abaixo a sequencia clínica do clareamento com moldeiras:

Pacientes com sensibilidade dentária podem fazer uso de fluoreto de sódio 0,05% antes de iniciar o tratamento. Utilizar cremes dentais para sensibilidade (Sensodyne Alívio Rápido, Colgate Sensitive Pró-Alívio, Oral B Sensi-Alívio) podem ajudar a diminuir o desconforto.

Lembrando que leves arrepios causados por frio ou calor podem acontecer e são considerados naturais. Podemos intercalar o uso do gel para um dia sim, outro não, caso a sensibilidade seja maior.

Outra informação importante quanto ao clareamento dental é sua contra indicação para gestantes ou durante a amamentação.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Na próxima semana falaremos do clareamento de consultório com auxílio de laser.

Aguardo vocês.

Um grande abraço.

2 comentários em “Conheça o passo a passo do clareamento dental com moldeiras

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: