Você ficou dois, três, quatro anos de aparelho ortodôntico e chegou a hora de removê-lo. Feliz com a retirada, descobre que terá que usar contenções, uma pequena lembrança de seu Ortodontista.
E pergunta se precisa realmente utilizá-las.
Na última semana falamos sobre o porquê utilizar contenções ortodônticas (Veja aqui). Explicamos o componente anterior de força e como os dentes mantem em equilíbrio após o tratamento com aparelho ortodôntico.
Nesse texto vamos mostrar as opções de contenções disponíveis, tanto superior quanto inferior, para manter seu sorriso alinhado.
Contenção Fixa Plana
A contenção ortodôntica fixa é usada nos casos na qual a instabilidade entre os dentes da arcada é prevista. Este tipo de contenção geralmente é de canino a canino nos dentes de baixo, sendo chamada de 3×3 (envolve os seis dentes da frente). Mas pode ir até primeiro ou segundo pré-molar, recebendo a denominação de 4×4 ou 5×5.
Nos dentes superiores, pode ser utilizada nos dois ou nos quatro dentes da frente para evitar o aparecimento de espaços (chamamos esses espaços de diastemas).
Contenção Fixa Modificada (Higiênica)
Essa contenção é fixada exatamente como a plana. A diferença é que sua confecção oferece dobras para a passagem facilitada do fio dental, por isso é chamada de higiênica.
Mas foi verificado em estudos científicos que a tendência é acumular mais placa bacteriana e calculo dental (tártaro) que a contenção plana.
Placa de Hawley Superior
Esta contenção removível é utilizada para que o resultado obtido com o aparelho ortodôntico seja mantido. Ela possui um apoio de acrílico no palato (“céu da boca”) e grampos nos dentes do fundo para ajudar na fixação em boca. O fio que passa na frente dos dentes serve para dar estabilidade para os mesmos.
O tempo de uso varia conforme o profissional. Geralmente, logo após a remoção do aparelho, solicitamos o seu uso por 24 horas (remove-se apenas para comer). Após seis a doze meses, seu uso é gradativamente diminuído até o momento em que o paciente irá colocar o aparelho móvel apenas para dormir.
Importante salientar que a remoção da contenção móvel é responsabilidade do Ortodontista. Por isso as consultas de revisão são importantes para avaliar a estabilidade do caso e a necessidade ou não de continuar seu uso.
Contenção Ortodôntica de Acetato
São placas invisíveis rígidas confeccionadas a vácuo para manter os dentes em posição. Lembram muito as placas de clareamento, pois copiam o formato dos dentes. O tempo de uso diário vai depender do seu Ortodontista.
Veja no vídeo abaixo, do Canal Orthos, a contenção de acetato.
Como higienizo o aparelho móvel?
A contenção móvel acumula placa e bactérias devido aos períodos longos de uso. Sua higienização é recomendada pelo menos três vezes ao dia.
A limpeza pode ser feita com uma escova macia e água. Água quente não deve ser utilizada para evitar distorção da parte acrílica da contenção. Creme dental também deve ser evitado pois contem abrasivos que arranham a superfície do aparelho, aumentando a possibilidade de acumulo de placa bacteriana.
Alguns cuidados com seu aparelho móvel
- Evite embrulhar em guardanapos para evitar que seja jogado no lixo.
- Não deixe em locais quentes ou expostos ao sol para que o aparelho móvel não sofra distorções.
- Não deixe o aparelho largado em qualquer lugar. Quando tirá-lo da boca, guarde-o no estojo que seu Ortodontista fornecer.
- Uma vez por semana, colocar o aparelho em um recipiente com água fria e uma pastilha de Corega Tabs, deixar por 15 minutos e em seguida escovar com a solução e água corrente.
- Evite mexer no fio da contenção. Ele pode pressionar seus dentes e promover movimentos indesejáveis dos dentes.
Lembrando que alguns casos não exigem contenção ortodôntica devido à estabilidade obtida. Mas essa é uma decisão apenas do Ortodontista mediante avaliação criteriosa do resultado final do tratamento ortodôntico.
Ficaram dúvidas? Deixe nos comentários.
Nos vemos na próxima semana.
Grande abraço.