Skip to main content
contenção ortodôntica

Contenção ortodôntica: conheça as opções

Você ficou dois, três, quatro anos de aparelho ortodôntico e chegou a hora de removê-lo. Feliz com a retirada, descobre que terá que usar contenções, uma pequena lembrança de seu Ortodontista.

E pergunta se precisa realmente utilizá-las.

Na última semana falamos sobre o porquê utilizar contenções ortodônticas (Veja aqui). Explicamos o componente anterior de força e como os dentes mantem em equilíbrio após o tratamento com aparelho ortodôntico.

Nesse texto vamos mostrar as opções de contenções disponíveis, tanto superior quanto inferior, para manter seu sorriso alinhado.

Contenção Fixa Plana

A contenção ortodôntica fixa é usada nos casos na qual a instabilidade entre os dentes da arcada é prevista. Este tipo de contenção geralmente é de canino a canino nos dentes de baixo, sendo chamada de 3×3 (envolve os seis dentes da frente). Mas pode ir até primeiro ou segundo pré-molar, recebendo a denominação de 4×4 ou 5×5.

Nos dentes superiores, pode ser utilizada nos dois ou nos quatro dentes da frente para evitar o aparecimento de espaços (chamamos esses espaços de diastemas).

contenção ortodôntica plana

Contenção Fixa Modificada (Higiênica)

Essa contenção é fixada exatamente como a plana. A diferença é que sua confecção oferece dobras para a passagem facilitada do fio dental, por isso é chamada de higiênica.

Mas foi verificado em estudos científicos que a tendência é acumular mais placa bacteriana e calculo dental (tártaro) que a contenção plana.

contenção fixa higiênica

Placa de Hawley Superior

Esta contenção removível é utilizada para que o resultado obtido com o aparelho ortodôntico seja mantido. Ela possui um apoio de acrílico no palato (“céu da boca”) e grampos nos dentes do fundo para ajudar na fixação em boca. O fio que passa na frente dos dentes serve para dar estabilidade para os mesmos.

O tempo de uso varia conforme o profissional. Geralmente, logo após a remoção do aparelho, solicitamos o seu uso por 24 horas (remove-se apenas para comer). Após seis a doze meses, seu uso é gradativamente diminuído até o momento em que o paciente irá colocar o aparelho móvel apenas para dormir.

Importante salientar que a remoção da contenção móvel é responsabilidade do Ortodontista. Por isso as consultas de revisão são importantes para avaliar a estabilidade do caso e a necessidade ou não de continuar seu uso.

contenção ortodôntica

Contenção Ortodôntica de Acetato

São placas invisíveis rígidas confeccionadas a vácuo para manter os dentes em posição. Lembram muito as placas de clareamento, pois copiam o formato dos dentes. O tempo de uso diário vai depender do seu Ortodontista.

Veja no vídeo abaixo, do Canal Orthos, a contenção de acetato.

Como higienizo o aparelho móvel?

A contenção móvel acumula placa e bactérias devido aos períodos longos de uso. Sua higienização é recomendada pelo menos três vezes ao dia.

A limpeza pode ser feita com uma escova macia e água. Água quente não deve ser utilizada para evitar distorção da parte acrílica da contenção. Creme dental também deve ser evitado pois contem abrasivos que arranham a superfície do aparelho, aumentando a possibilidade de acumulo de placa bacteriana.

Alguns cuidados com seu aparelho móvel

  1. Evite embrulhar em guardanapos para evitar que seja jogado no lixo.
  2. Não deixe em locais quentes ou expostos ao sol para que o aparelho móvel não sofra distorções.
  3. Não deixe o aparelho largado em qualquer lugar. Quando tirá-lo da boca, guarde-o no estojo que seu Ortodontista fornecer.
  4. Uma vez por semana, colocar o aparelho em um recipiente com água fria e uma pastilha de Corega Tabs, deixar por 15 minutos e em seguida escovar com a solução e água corrente.
  5. Evite mexer no fio da contenção. Ele pode pressionar seus dentes e promover movimentos indesejáveis dos dentes.

Lembrando que alguns casos não exigem contenção ortodôntica devido à estabilidade obtida. Mas essa é uma decisão apenas do Ortodontista mediante avaliação criteriosa do resultado final do tratamento ortodôntico.

Ficaram dúvidas? Deixe nos comentários.

Nos vemos na próxima semana.

Grande abraço.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: