Skip to main content
creme dental clareador

Cremes dentais clareadores realmente clareiam?

Os cuidados com beleza e estética estão cada vez mais presentes entre os brasileiros. A busca pela “perfeição”, fez com que a procura por procedimentos estéticos aumentasse, entre eles, o clareamento dental. E dentes brancos são um dos itens mais desejados quando falamos em ter um sorriso de “ator de novela”.

Com essa busca por um sorriso mais branco, pipocam na televisão e internet propagandas de cremes dentais clareadores.

creme dental clareador

E a dúvida que surge é:

Esses cremes dentais realmente clareiam?

Primeiramente vamos entender a composição de um creme dental comum.

Os dentifrícios possuem uma formulação básica que consiste em:

  1. Fluoreto de sódio – para a prevenção de cáries.
  2. Espessantes – deixam o creme dental com a textura de gel.
  3. Tensoativos – o lauril sulfato de sódio é o mais conhecido. Responsável pela famosa espuma feita pelas pastas dentárias durante a escovação.
  4. Colorantes – para deixar a pasta colorida e com aspecto mais agradável.
  5. Umectantes – evitam que o creme dental resseque.
  6. Conservantes – oferecem tempo de validade para o produto.
  7. Emulsificantes – permitem a união de todos os componentes citados acima de maneira uniforme.
  8. Sabor – sacarina sódica e sorbitol são utilizados para que o creme dental tenha um sabor agradável.

creme dental clareador

Mas é no último componente dessa fórmula que vamos nos ater.

A importância dos abrasivos

Abrasivos são sais inorgânicos que funcionam como uma lixa na superfície do esmalte dentário, utilizados para remover manchas mais superficiais.

Os abrasivos mais comuns são Carbonato de Cálcio, Sílica, Bicarbonato de Sódio, Dióxido de Silício, Dióxido de Titânio, Fosfato Trissódico, Óxido de Alumínio e Silicato de Sódio. Dos citados, o Carbonato de Cálcio e a Sílica são os mais utilizados.

A associação de dois ou mais abrasivos citados acima aparecem em vários cremes dentais do mercado nacional e seria este o causador do “efeito clareador”.

creme dental clareador

Os estudos não são conclusivos sobre a função clareadora dos cremes dentais, já que alguns desses estudos mostraram que dentifrícios clareadores não têm necessariamente um efeito abrasivo maior do que cremes dentais comuns. Já outros estudos mostraram um maior desgaste da superfície dental causado pelas pastas branqueadoras.

Mas o que já se comprovou é que os cremes dentais clareadores, através de seus agentes abrasivos, promovem a remoção de manchas superficiais, promovendo apenas um clareamento da parte externa do dente.

Mesmo as pastas clareadoras que contém peroxido de hidrogênio na sua formulação não oferecem um efeito clareador de toda a estrutura dentária. Seu efeito também é na superfície dos dentes pela ação combinada da abrasividade do creme dental com a força de escovação e tipo de escova (extra macias, macias e médias).

Então os cremes dentais clareiam?

Sim. Tanto os que possuem apenas abrasivos ou que associam estes ao peróxido de hidrogênio possuem efeito clareador. Mas como os estudos comprovam, o efeito é causado na superfície dos dentes limpando esta “sujeira” impregnada. E isto é considerado apenas uma limpeza, não clareamento (que se caracteriza quando uma ação química modifica a cor de dentro do dente, tornando-o verdadeiramente claro).

Veja no vídeo abaixo, da Odontoclinic, uma explicação resumida sobre cremes dentais clareadores.

Assim, para um clareamento pleno da estrutura dentária, o uso de géis de peróxido de hidrogênio ou carbamida sob supervisão do cirurgião-dentista é a melhor maneira de obter um sorriso mais branco com resultado duradouro.

Gostou do texto? Ficaram dúvidas?

Deixe nos comentários.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: