Skip to main content
Lentes de contato dentais

Facetas de porcelana e lentes de contato dental: conheça as diferenças

Cada vez mais pessoas procuram atendimento odontológico em busca de um sorriso mais harmônico, que se traduz em estética e beleza. As facetas de porcelana e as lentes de contato dental transformam sorrisos, mas possuem diferenças importantes que devem ser observadas para que seja oferecido o melhor tratamento para o paciente.

Indicações para facetas e lentes de contato

As principais indicações para facetas são:

  1. Dentes escurecidos por tratamento de canal ou outras alterações de cores que não podem ser solucionadas com clareamento
  2. Pequenos desgastes causados por bruxismo
  3. Dentes da frente com restaurações grandes
  4. Dentes mal posicionados nas arcadas (dentes girados, por exemplo)
  5. Pessoas que possuem facetas em resina composta que amarelam e mancham com facilidade podem trocar pela faceta em porcelana
  6. Harmonizar o sorriso, modificando cor e formato dos dentes

Já as lentes de contato dental são indicadas para alterações mais sutis no sorriso, como fechamentos de espaços entre dentes e pequenas correções, como aumento dos dentes e melhora no formato dental.

Lentes de contato

Diferenças no preparo do dente para lentes de contato e facetas

As lentes de contato são lâminas extremamente finas de cerâmica, com 0,3 a 0,5mm de espessura. Como são muito finas, podem ser colocadas por cima do dente natural exigindo pouquíssimo ou até nenhum desgaste da superfície dentária.

Já as facetas de porcelana exigem um desgaste maior da estrutura do dente, em torno de 0,7 a 1,0mm (veja na foto abaixo exemplo de desgaste para faceta), já que a espessura da lâmina de porcelana é maior. Por isso as facetas são mais indicadas para quem tem dentes escurecidos. Um maior desgaste do dente combinado com um laminado de porcelana mais espesso consegue clarear o dente sem transparecer o fundo escuro do dente natural.

Desgaste para faceta

Esse desgaste é feito na parte da frente do dente, em todo seu comprimento. Como dito acima, nas lentes de contato pode não ter desgaste dentário.

Planejamento e execução das lentes de contato e facetas de porcelana

O planejamento é igual para os dois procedimentos. Avaliação clínica e radiográfica são importantes e necessários para avaliar os dentes que sofrerão alteração. Moldagem para confecção dos modelos de gesso, estudo da oclusão (mordida) do paciente e fotografias também devem ser realizados.

Para executar o tratamento, primeiramente trabalhamos com o mock-up (maquete). Após obtermos o modelo de gesso, fazemos o enceramento diagnóstico e confeccionamos um molde para provisórios. Sem desgastar os dentes, colocamos resina bisacrílica sobre estes, imitando as futuras lentes ou facetas. Assim, o paciente pode observar antes de executar o tratamento qual será o resultado diretamente na sua boca. Com o mock-up, também é possível pedir a opinião da família e conhecidos quanto ao resultado.

Veja no vídeo abaixo a confecção do mock-up:

Qualquer problema identificado, pode-se resolver alterando o enceramento diagnóstico (acrescentado ou removendo cera no modelo de gesso) e confeccionando um novo mock-up (provisórios). Quando o paciente estiver satisfeito, podemos dar início ao tratamento com a confecção dos laminados.

Neste vídeo, veja uma demonstração de facetas cerâmicas:

Contra-indicações para o tratamento

Mordida desequilibrada, dentes mal posicionados (é necessário utilizar aparelho ortodôntico antes), comprometimento dos dentes com cáries e restaurações muito extensas (exigem coroas totais de porcelana) e má condição gengival são contra-indicações para o tratamento com facetas e lentes de contato.

Facetas em porcelana

Cuidados com os laminados cerâmicos

Fazer uma revisão no dentista a cada 6 meses é imprescindível para verificar a integridade do tratamento.

Além disso, cuidados em casa com a escovação e fio dental para manter a saúde gengival são recomendados.

Para quem tem bruxismo, uma órtese de acrílico para proteção dos laminados pode ser necessária. Também roer unhas, morder alimentos muito duros e abrir embalagens com os dentes da frente são contra-indicados.

Esses cuidados são necessários para que seu sorriso mantenha a beleza por muito tempo.

Se tiveres alguma dúvida, deixe nos comentários.

Até a próxima semana.

Aproveite e siga nossas redes sociais.

Instagram e Facebook

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta