fbpx Skip to main content
julho laranja

Julho Laranja e a Prevenção Ortodôntica

Você sabe sobre o que trata o julho laranja na Odontologia?

Assim como a Medicina tem cada mês do ano dedicado à prevenção e conscientização de alguma doença (o outubro rosa contra o câncer de mama e o novembro azul contra o câncer de próstata são os exemplos mais famosos), a Odontologia também tem 30 dias para nos lembrar sobre a importância da prevenção ortodôntica desde cedo.

Nesse texto vamos mostrar porque é importante a avaliação precoce do desenvolvimento dentário e facial do seu filho.

mordida aberta
Acompanhamento desde cedo é essencial para o bom desenvolvimento facial das crianças.

Por que esse acompanhamento desde a infância é importante?

Por um motivo muito simples que chamamos de “janela de oportunidade”.

Problemas de má oclusão (relação entre maxila e mandíbula. A má oclusão é quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias) e hábitos deletérios (roer unhas e chupar o dedo ou chupetas são exemplos) podem ser tratados na infância com uma chance de sucesso muito maior.

Temos uma “lenda urbana” que tratamento ortodôntico só pode ser executado na adolescência ou que precisa perder todos os dentes de leite para realizar tratamento ortodôntico.

Isso é mentira. O acompanhamento precoce pode ser iniciado ainda na dentição de leite ou na dentição mista (quando a criança já tem o seu primeiro dente permanente).

Hoje fazemos o tratamento em duas fases. Na primeira, quando ainda estão presentes os dentes de leite (entre 5 e 12 anos, em média) são realizadas intervenções que corrigem problemas ósseos e dentários que possam influenciar o desenvolvimento da face.

Na segunda fase, com todos os dentes permanentes em boca e sem problemas ósseos na face, vamos corrigir o posicionamento dos dentes com aparelho ortodôntico fixo buscando uma oclusão melhor e a estética do sorriso.

mordida aberta
Os cuidados com a dentição e o crescimento da face devem iniciar muito cedo.

Qual o resultado desses tratamentos precoces?

Tratamentos ortopédicos faciais são indicados durante o crescimento da criança para estimular ou redirecionar o desenvolvimento da face.

O objetivo é estabelecer uma relação harmônica entre os ossos da face e os dentes. Não devemos nos preocupar com a estética do sorriso nesse momento de crescimento da criança.

A preocupação é para que o desenvolvimento de sua face e dentição seja o melhor possível. Isso poderá evitar tratamentos longos e custosos na adolescência ou na fase adulta.

A abordagem precoce irá determinar um belo sorriso e um rosto mais harmônico do seu filho no futuro.

Pense nisso nesse julho laranja ; )

Ficaram dúvidas? Entre em contato.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *