Skip to main content
lentes de contato dental

Lentes de contato, facetas e coroas: um guia para você

Todos os dias chegam pessoas ao consultório procurando tratamentos estéticos reabilitadores para melhorar seu sorriso. E cada vez observo mais dúvidas nessas pessoas em relação a esses procedimentos estéticos.

O que é uma lente de contato dental? E uma faceta? E uma coroa de porcelana?

Em que situações elas podem ser utilizadas?

São muitas dúvidas que dificultam o entendimento para quem é leigo no assunto.

Então faremos um guia desses procedimentos para que você consiga diferenciar cada um deles.

Lentes de contato

As lentes de contato são a melhor alternativa para quem quer melhorar seu sorriso com o mínimo desgaste possível da estrutura dos seus dentes (ou até sem desgaste em alguns casos)

São lâminas extremamente finas de porcelana que são colocadas por cima dos dentes para melhorar seu formato e cor.

Lentes de contato

Elas exigem que os dentes estejam alinhados, já que essas lâminas não permitem correção de posição. Ou seja, se seus dentes estão tortos, continuarão tortos com as lentes. Para estes casos, as facetas e as coroas são melhores alternativas.

Também devemos atentar para a cor dos dentes naturais, pois dentes que estejam muito escurecidos devem ser muito bem avaliados antes de receberem lentes de contato.

Lentes de contato dentais

Isso porque, como citamos acima, as lentes são muito finas e transparecem a cor do dente deixando o resultado estético aquém do desejo do cliente.

Facetas de porcelana

Já as facetas resolvem problemas estéticos com desgaste dentário parcial, ou seja, a face da frente do dente é desgastada para que a faceta seja encaixada.

Desgaste para faceta
Desgaste do dente para colocação de faceta.

As facetas possuem uma espessura maior que as lentes de contato dental. Assim, são indicadas para correção de posição dentária (aquele dente da frente que está torto e incomoda quando você se olha no espelho pode ser resolvido com uma faceta).

Facetas em porcelana

Dentes escurecidos também são indicação para facetas. Como a parte da frente do dente é desgastada, é possível deixar seu dente mais claro.

Coroas de porcelana

As coroas de porcelana, que eram conhecidas antigamente como “pivôs”, evoluíram de forma significativa nos últimos anos, oferecendo uma estética sensacional.

prótese fixa
Coroas de porcelana pura. Estas coroas não possuem metal.

As coroas exigem desgaste de todas as faces dos dentes, diminuindo seu volume total. Também podem ser colocadas sobre pinos intraradiculares (pinos que vão dentro da raiz do dente e servem de sustentação para a coroa) ou sobre implantes.

Os pinos são indicados para quem perdeu grande quantidade de estrutura dentária (fraturas e cáries extensas são dois ótimos exemplos). Já as coroas sobre implantes são realizadas em quem perdeu dentes.

prótese fixa sobre implante

Hoje, as coroas de zircônia e de dissilicato de lítio (conhecidas pelo seu nome comercial E-Max) oferecem grande resistência e estética, copiando as características naturais dos dentes com precisão. São conhecidas por metal-free ou porcelana pura, já que não possuem metal na sua estrutura.

Prótese fixa
Desgaste do dente para prótese fixa

Devemos lembrar que a escolha da melhor opção para deixar seu sorriso mais bonito depende de avaliação criteriosa, com auxílio de exames radiográficos, fotografias e modelos de estudo.

Tratamentos prévios como clareamento dental e tratamentos ortodônticos com aparelho fixo ou alinhadores invisíveis também podem ser necessários para que o resultado estético seja o melhor possível.

Converse com seu dentista sobre isso. Seu sorriso é muito importante e merece o melhor.

Veja neste vídeo da AB Odontologia uma rápida explicação das diferenças entre lentes de contato e facetas:

Ficaram dúvidas? Deixe nos comentários ou entre em contato conosco.

Até a próxima.

Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *