Skip to main content
lentes de contato

Lentes e facetas de porcelana podem cair?

Toda vez que alguém decide fazer um tratamento estético com lentes de contato ou facetas de porcelana, uma dúvida sempre surge: elas podem cair?

A queda de um laminado cerâmico pode ocorrer por um fato isolado ou uma sucessão de erros. Quedas não são comuns, mas podem acontecer caso alguns cuidados não sejam observados, tanto por parte do profissional que as confecciona quanto do paciente que recebe o tratamento reabilitador.

Lentes de contato

O que os profissionais devem observar para evitar quedas em seus laminados cerâmicos?

Os dois principais erros cometidos pelo profissional estão ligados a oclusão (mordida) e adesão (união do dente com a porcelana).

Para evitar quedas causadas por falhas na adesão, devemos utilizar materiais com qualidade comprovada. Sistemas adesivos e cimentos eficientes garantem segurança na execução da reabilitação. O preparo dos dentes com critério e o respeito pelos protocolos de cimentação são de extrema importância para o sucesso de seu sorriso.

Outro fator de extrema importância é a oclusão (mordida). A oclusão mutuamente protegida diz, de maneira simplificada, que os dentes do fundo protegem os dentes da frente e vice-versa.

Ou seja, não adianta você fazer um belo trabalho nos dentes da frente se faltam dentes no fundo ou se sua mordida está completamente desorganizada. O trabalho estético não terá durabilidade se os conceitos de oclusão não forem seguidos de maneira exata.

lentes de contato

E o que o paciente deve cuidar?

Os principais cuidados que os pacientes devem ter após uma reabilitação estética envolvem, primeiramente, uma adequada higienização para evitar presença de cáries e inflamações gengivais. Esses eventos podem fragilizar a adesão e comprometer a estética.

Além disso, precauções na mastigação devem existir para que não haja surpresas desagradáveis.

Após passar pelo tratamento, você não vai querer que seu trabalho estético seja comprometido porque resolveu morder uma rapadura, não é?

lentes de contato

Hábitos como rasgar embalagens e roer unhas também devem ser abandonados. Esses cuidados são imprescindíveis para a durabilidade das restaurações e a manutenção do resultado estético.

Não devemos esquecer as visitas periódicas ao dentista. Avaliação clínica e radiográfica dos elementos reabilitados garantirão longevidade ao trabalho.

Como retratamos no texto, um sorriso lindo depende de uma boa execução do profissional e de cuidados do paciente para que a integridade e beleza das restaurações sejam mantidas por muito tempo.

Dúvidas? Deixe nos comentários.

Até a próxima semana.

Aproveite e siga nossas redes sociais.

Instagram e Facebook

Um grande abraço a todos.

Um comentário em “Lentes e facetas de porcelana podem cair?

Deixe um comentário