Skip to main content
prótese fixa

O que são próteses fixas?

Você já ouviu falar sobre “pivô”? E “ponte fixa”? São expressões utilizadas pelos pacientes para se referir a tratamentos que repõem dentes perdidos. Na Odontologia, são conhecidas como Prótese Fixa, que podem ser sobre implante ou aproveitando o dente natural.

A perda ou destruição de elementos dentários é uma situação ainda comum no Brasil. Quando perdemos um dente, os efeitos sobre a oclusão (mordida) são visíveis, como pode-se observar no vídeo abaixo:

As movimentações dentárias causadas pela perda causam uma desorganização no lado comprometido, por isso o ideal é repormos o mais rápido possível o elemento perdido.

Prótese fixa para reabilitar dentes perdidos

A ausência de um ou mais dentes pode comprometer a estética, função mastigatória e a fonética (fala). A prótese fixa restabelece estas funções de maneira duradoura e confiável, fazendo com que o paciente volte a sorrir com segurança, recuperando sua autoestima. Também poderá se alimentar com mais facilidade, triturando os alimentos com mais eficiência, garantindo uma melhor digestão. Essas características se refletem em uma melhora da qualidade de vida do paciente.

Classificação das próteses fixas

As próteses fixas podem ser unitária, quando substituem um dente, ou parcial fixa quando repõem três ou mais dentes (conhecidas como ponte fixa).

prótese parcial fixa
Prótese Parcial Fixa
prótese fixa unitária
Prótese Fixa Unitária

Podem ser confeccionadas sobre implantes ou aproveitando a raiz do dente natural.

prótese fixa sobre dentes
Prótese Fixa Sobre Dentes
prótese fixa sobre implante
Prótese Fixa Sobre Implante

Do que é feita a prótese fixa?

As próteses fixas são confeccionadas em cerâmica (porcelana). Existem as metalocerâmicas, que possuem a estrutura interna de metal e as cerâmicas livres de metal, que por serem 100% de porcelana, são muito mais estéticas. O conhecimento do dentista sobre a característica de cada material e suas indicações são imprescindíveis para que a opção escolhida tenha sucesso em boca.

Durante o tratamento é utilizado uma prótese provisória de acrílico para que o paciente não fica sem dente até o término dos procedimentos.

Qual a durabilidade de uma prótese de porcelana?

A durabilidade depende de inúmeros fatores. Podemos destacar:

    1. Adaptação correta sobre o dente ou implante.
    1. Espaço suficiente para a confecção da prótese – espaço protético é importante, pois quanto menos espaço temos, mais curtos ficam os núcleos e pilares e menos retenção temos para a prótese. Isso se reflete em chances maiores de descimentação e queda.
    1. Relação com os dentes vizinhos e do arco oposto ao que está sendo reabilitado – evita sobrecarga da prótese durante a mastigação. Lembrando que é possível mastigar e morder com as próteses fixas, já que elas suportam os esforços mastigatórios. Mas cuidados devem ser observados para evitar danos as suas estruturas de suporte.
    1. Harmonia da oclusão (mordida)
    1. Qualidade dos materiais empregados na confecção das próteses.
    1. Diagnóstico preciso e planejamento correto.
  1. Higiene – as próteses fixas devem ser muito bem higienizadas para evitar cáries e alterações gengivais.

O tempo de vida útil vai depender de uma boa execução dos procedimentos protéticos pelo profissional e dos cuidados que o paciente deverá ter após a instalação da(s) coroa(s) protética(s).

Como higienizar as próteses fixas

A higiene deve ser feita com escovas dentais macias. Escovas interdentais são recomendadas, assim como fio dental (em casos de prótese parcial fixa, indica-se passa-fio para auxiliar) e enxaguantes bucais.

Lembrando que próteses fixas de acrílico não podem ser consideradas definitivas pois degradam e mancham com facilidade, tendo uma durabilidade menor. São utilizadas como coroas provisórias durante a confecção da prótese fixa definitiva.

Nas próximas semanas escreverei sobre próteses fixas metalocerâmicas e livres de metais para mostrar as características e vantagens de cada opção.

Não perca!

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Aproveite e siga nossas redes sociais.

Instagram e Facebook

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta