Skip to main content
Harmonização facial

Os novos conceitos de beleza e a harmonização facial

Por muito tempo a Odontologia estética ficou restrita ao alinhamento e proporcionalidade do dos dentes e sua relação com gengivas e lábios. Entregar um belo sorriso, seguindo os conceitos da estética dental como os dez mandamentos do sorriso estético, era nosso principal objetivo.

Mas uma pergunta ficou “no ar”.

E se pudéssemos expandir esse conceito de beleza? Olhar além do sorriso, harmonizando-o com o restante da face?

Pois bem! Agora isso é possível.

envelhecimento

Harmonização da face

O envelhecimento do nosso corpo deixa sinais característicos em nossa face. Rugas, sulcos demarcados, marcas de expressão, perda do contorno facial são alguns dos sinais do tempo que aparecem naturalmente.

Estes sinais podem chegar mais cedo para alguns e para outros pode demorar um pouco mais, mas a verdade é que vai chegar para todos.

E este envelhecimento da face começa quando a pessoa ingressa na casa dos 20 anos de idade, geralmente após os 25. A partir dessa idade, começamos a perder colágeno e elastina, que dão elasticidade a pele e a renovação celular já não é tão eficiente quanto na adolescência.

envelhecimento

As primeiras rugas começam a aparecer depois dos 30 anos. Isso acontece porque as glândulas sebáceas produzem menos sebo do que antes, deixando a pele mais ressecada. Fatores como a alimentação, exposição ao sol, fumo e a genética podem antecipar ou retardar o aparecimento dos sinais da idade.

Mas é a partir dos 40 que a pele realmente envelhece e as marcas de expressão tornam-se mais profundas e flácidas, principalmente na região dos lábios, como o famoso código de barras entre o nariz e o lábio e o bigode chinês (sulcos nasogenianos).

E como a Odontologia pode ajudar?

A harmonização facial veio para preencher uma lacuna da Odontologia. Fazíamos reabilitações maravilhosas transformando o sorriso dos pacientes, tornando-os mais joviais. Mas a face continuava com aspecto envelhecido. Ou seja, a pessoa tinha um sorriso jovem, mas a aparência de sua pele e as características de sua face demonstravam a idade que possuía.

Assim, a toxina botulínica e os preenchedores faciais auxiliam as especialidades odontológicas na busca de um equilíbrio estético funcional da face, integrando dentes, gengiva, lábios, expressões faciais, funções musculares faciais e as marcas de expressão.

É avaliando o conjunto todo, e não apenas a boca, que iremos construir sorrisos cada vez mais lindos e integrados à face de cada paciente, tornando os trabalhos cada vez mais personalizados.

Veja no vídeo abaixo, da Cirurgião-Dentista Dalila Maria, quais os procedimentos que fazem parte da harmonização facial.

A personalização é o sucesso da harmonização facial. Reconhecer as características individuais, de cada pessoa, assim como suas queixas e expectativas, além de trabalhar com técnicas seguras garantem resultados que se destacam pela naturalidade.

Nos próximos textos vamos falar sobre toxina botulínica e preenchedores faciais.

Continue acompanhando.

Um grande abraço a todos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *