fbpx Skip to main content
dor no aparelho ortodontico

Por que usar aparelho ortodôntico dói?

A pergunta de um milhão de dólares. Vou sentir dor após colocar aparelho ortodôntico?

E a resposta é quase sempre a mesma. Provavelmente sim! Mas a intensidade dessa dor pode variar em cada pessoa.

E por que dói?

Vamos entender como o mecanismo de movimentação dentária causada pelo aparelho ortodôntico pode causar dor.

Movimentação dentária

A movimentação dentária começa horas após você sair da consulta. Nos aparelhos comuns, a troca ou manutenção do fio e a as novas ligaduras elásticas (borrachinhas) que “apertam” o fio contra o bráquete vão iniciar essa movimentação ortodôntica.

Quando aplicamos uma força nas raízes dos dentes através do aparelho ortodôntico, tanto as células ósseas quanto as células dos tecidos que circundam essas raízes (chamamos de ligamento periodontal – veja imagem abaixo) são estimuladas.

ligamento periodontal

Duas células são muito importantes na movimentação ortodôntica: os osteoclastos e os osteoblastos.

Os osteoclastos são responsáveis por reabsorver e remodelar o tecido ósseo, ou seja, removem osso do local onde agem. Já os osteoblastos têm função contrária, pois são células formadoras de osso.

Quando o aparelho ortodôntico é ativado, ele pressiona as raízes dos dentes contra o tecido óssea. No lado de pressão vamos ter reabsorção óssea pela ação dos osteoclastos. No lado de tensão teremos a ação dos osteoblastos formando osso.

movimentação ortodôntica
Na figura do meio, em azul vemos a representação dos osteoclastos e em amarelo os osteoblastos.

Essa ação contínua mês a mês de reabsorção e neoformação óssea faz o dente “andar para a posição correta”. É como se os dentes fossem o trem e o tecido ósseo, seus trilhos. O dente vai andar pelo trilho ósseo até chegar na posição ideal.

Essa movimentação depende de inúmeros fatores, como a reação do organismo (para cada indivíduo a resposta pode ser diferente), a intensidade da força que o aparelho aplica sobre o dente, o tempo que esta força será aplicada, dentre outros fatores.

Veja no vídeo abaixo, da PUC-MG, uma breve explicação da movimentação ortodôntica.

Mas por que dói?

Então vamos a resposta.

Quando ativamos o aparelho ortodôntica para iniciar a movimentação ortodôntica, fazemos com que a raiz do dente pressione o tecido ósseo.

Essa pressão diminui o fluxo sanguíneo na região, além de comprimir (“esmagar”) as fibras nervosas presentes no local. Esses fatores irão iniciar uma reação inflamatória, resultando na remodelação óssea descrita acima.

Essa reação inflamatória causará dor e sensibilidade, que terá início até doze horas após a consulta e deverá cessar de 36 a 48 horas após a consulta. Se a dor persistir por um tempo maior do que esse, o melhor é entrar em contato com seu ortodontista para avaliar o que está acontecendo.

Então quanto mais dor eu sentir, mais rápido será a movimentação e mais rápido será meu tratamento?

ERRADO.

Isso é um equívoco. Forças muito intensas comprimem demais os vasos sanguíneos e fibras nervosas. Isso pode levar a uma interrupção no aporte sanguíneo da região, causando a morte dos tecidos e atrasando o tratamento, porque os dentes não irão se movimentar.

Essas regiões que sofrem grandes agressões devido a compressão são chamadas de zonas hialinas. As áreas de hialinização são áreas sem circulação sanguínea onde as células acabam morrendo por falta de nutrição. (Veja na figura abaixo a ilustração do lado direito).

movimentação ortodôntica

Para que haja movimentação, essas áreas agredidas devem ser primeiramente recuperadas para que se possa seguir o tratamento.

Além disso, em casos mais extremos, essa compressão e consequente formação de áreas hialinas podem causar reabsorção das raízes dos dentes (destruição parcial das raízes).

 

Assim, forças mais leves aplicadas sobre os dentes tendem a promover melhor movimentação dentária e tornar o tratamento ortodôntico mais curto. Aparelhos autoligados (que não utilizam “borrachinhas”) diminuem o atrito entre fio e bráquete, gerando forças mais leves sobre os dentes e possibilitando tratamentos em menos tempo.

 

E o que fazer quando dói?

Não há um consenso entre os ortodontistas, mas como vimos, a movimentação ortodôntica se dá pela reação inflamatória localizada. O uso de antiinflamatórios e analgésicos podem interferir nessa movimentação, atrasando o tratamento.

Aguardar 48 horas para que haja remissão da sintomatologia dolorosa é o melhor caminho. Caso a dor seja muito intensa, o uso de analgésicos pode ser feito para que haja alívio.

E como foi dito antes, se a dor persistir por mais tempo, entre em contato com seu ortodontista para uma avaliação.

Gostou do texto? Ficaram dúvidas? Deixe nos comentários.

Uma ótima semana a todos.

Grande abraço.

4 comentários em “Por que usar aparelho ortodôntico dói?

  1. Muito interessante sua abordagem,coloquei aparelho à um mês hj fiz minha primeira manutenção e nunca senti dor,só sensibilidade, achava que o aparelho tinha que doer pra dá resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *