Você conhece alguém que possua próteses escurecidas na região da gengiva? Próteses fixas (antigamente conhecidas por “pivô) com o metal exposto por retração gengival são comuns com o passar do tempo. E esse é um dos pontos que as próteses de porcelana pura (também conhecidas como metal free) se propõem a corrigir.

Essa perfeição é conseguida pela tecnologia metal free, que se caracteriza pela ausência de metal na estrutura interna da prótese (podemos considerar como o miolo da prótese). Esse miolo, nas coroas sem metal, é confeccionado também em porcelana como alumina, zircônia e dissilicato de lítio e essa característica é o que confere a essas próteses sua característica altamente estética.

Além da estética, já comentado acima, outras características positivas da porcelana pura são a alta resistência e durabilidade que oferecem segurança na indicação por parte do profissional e permite que o paciente exerça a função mastigatória em sua plenitude.
Outra grande vantagem é que por não terem metal em sua estrutura, não pigmentam a gengiva com o passar dos anos. Se a gengiva retrair, não haverá exposição da cinta metálica das coroas metalocerâmicas, o que significa que as próteses metal free se mantem estéticas por muito mais tempo. São uma excelente opção para quem possui sorriso gengival (pessoas que mostram muito a gengiva quando sorriem).

Lado direito: coroa de porcelana pura
Confira no vídeo uma breve explicação sobre as diferenças entre coroas metal free e metalocerâmicas.
Como são confeccionadas em porcelana pura, essas coroas podem ser utilizadas juntamente com facetas de porcelana e lentes de contato dental. É muito comum o uso concomitante das três técnicas para solucionar casos estéticos, o que vai exigir do profissional critérios na harmonização das cores para que o resultado seja satisfatório.
Lembrando que as próteses metal free podem ser utilizadas aproveitando a raiz do dente ou em reabilitações sobre implantes dentários.
Para você que procura resultados estéticos de alta performance, as cerâmicas odontológicas sem metal devem ser a primeira opção, pois garantem qualidade e beleza no seu sorriso.
Dúvidas? Deixe nos comentários.
Até a próxima semana.
Aproveite e siga nossas redes sociais.
Um grande abraço a todos.