Skip to main content

Porcelana pura: estética e beleza sem metal

Você conhece alguém que possua próteses escurecidas na região da gengiva? Próteses fixas (antigamente conhecidas por “pivô) com o metal exposto por retração gengival são comuns com o passar do tempo. E esse é um dos pontos que as próteses de porcelana pura (também conhecidas como metal free) se propõem a corrigir.

coroas metalocerâmicas
Escurecimento gengival em coroas metalocerâmicas

Essa perfeição é conseguida pela tecnologia metal free, que se caracteriza pela ausência de metal na estrutura interna da prótese (podemos considerar como o miolo da prótese). Esse miolo, nas coroas sem metal, é confeccionado também em porcelana como alumina, zircônia e dissilicato de lítio e essa característica é o que confere a essas próteses sua característica altamente estética.

porcelana pura
Reabilitação com próteses fixas sem metal

Além da estética, já comentado acima, outras características positivas da porcelana pura são a alta resistência e durabilidade que oferecem segurança na indicação por parte do profissional e permite que o paciente exerça a função mastigatória em sua plenitude.

Outra grande vantagem é que por não terem metal em sua estrutura, não pigmentam a gengiva com o passar dos anos. Se a gengiva retrair, não haverá exposição da cinta metálica das coroas metalocerâmicas, o que significa que as próteses metal free se mantem estéticas por muito mais tempo. São uma excelente opção para quem possui sorriso gengival (pessoas que mostram muito a gengiva quando sorriem).

metaloceramica porcelana pura
Lado esquerdo: coroa metalocerâmica
Lado direito: coroa de porcelana pura

Confira no vídeo uma breve explicação sobre as diferenças entre coroas metal free e metalocerâmicas.

Como são confeccionadas em porcelana pura, essas coroas podem ser utilizadas juntamente com facetas de porcelana e lentes de contato dental. É muito comum o uso concomitante das três técnicas para solucionar casos estéticos, o que vai exigir do profissional critérios na harmonização das cores para que o resultado seja satisfatório.

Lembrando que as próteses metal free podem ser utilizadas aproveitando a raiz do dente ou em reabilitações sobre implantes dentários.

Para você que procura resultados estéticos de alta performance, as cerâmicas odontológicas sem metal devem ser a primeira opção, pois garantem qualidade e beleza no seu sorriso.

Dúvidas? Deixe nos comentários.

Até a próxima semana.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: