Skip to main content

Porcelana pura: estética e beleza sem metal

Você conhece alguém que possua próteses escurecidas na região da gengiva? Próteses fixas (antigamente conhecidas por “pivô) com o metal exposto por retração gengival são comuns com o passar do tempo. E esse é um dos pontos que as próteses de porcelana pura (também conhecidas como metal free) se propõem a corrigir.

coroas metalocerâmicas
Escurecimento gengival em coroas metalocerâmicas

Essa perfeição é conseguida pela tecnologia metal free, que se caracteriza pela ausência de metal na estrutura interna da prótese (podemos considerar como o miolo da prótese). Esse miolo, nas coroas sem metal, é confeccionado também em porcelana como alumina, zircônia e dissilicato de lítio e essa característica é o que confere a essas próteses sua característica altamente estética.

porcelana pura
Reabilitação com próteses fixas sem metal

Além da estética, já comentado acima, outras características positivas da porcelana pura são a alta resistência e durabilidade que oferecem segurança na indicação por parte do profissional e permite que o paciente exerça a função mastigatória em sua plenitude.

Outra grande vantagem é que por não terem metal em sua estrutura, não pigmentam a gengiva com o passar dos anos. Se a gengiva retrair, não haverá exposição da cinta metálica das coroas metalocerâmicas, o que significa que as próteses metal free se mantem estéticas por muito mais tempo. São uma excelente opção para quem possui sorriso gengival (pessoas que mostram muito a gengiva quando sorriem).

metaloceramica porcelana pura
Lado esquerdo: coroa metalocerâmica
Lado direito: coroa de porcelana pura

Confira no vídeo uma breve explicação sobre as diferenças entre coroas metal free e metalocerâmicas.

Como são confeccionadas em porcelana pura, essas coroas podem ser utilizadas juntamente com facetas de porcelana e lentes de contato dental. É muito comum o uso concomitante das três técnicas para solucionar casos estéticos, o que vai exigir do profissional critérios na harmonização das cores para que o resultado seja satisfatório.

Lembrando que as próteses metal free podem ser utilizadas aproveitando a raiz do dente ou em reabilitações sobre implantes dentários.

Para você que procura resultados estéticos de alta performance, as cerâmicas odontológicas sem metal devem ser a primeira opção, pois garantem qualidade e beleza no seu sorriso.

Dúvidas? Deixe nos comentários.

Até a próxima semana.

Um grande abraço a todos.

2 comentários em “Porcelana pura: estética e beleza sem metal

  1. Fiz uma coroa de porcelana 100% porcelana no pré molar esquerdo. Mas ficou uma linha preta em volta do dente e uma sombra. Ficou horrível. O dentista colocou um nucleo e acredito q essa linha preta refere se ao núcleo. E normal isso?

    1. Bem-vinda Cristiane. Tudo bem?
      Alguns fatores podem causar essa linha escura próximo à gengiva. Uma retração gengival (quando a gengiva “sobe” deixando o dente mais comprido) pode causar esse escurecimento. Essa retração pode vir de uma desadaptação da coroa ou uma invasão do espaço biológico (isso acontece quando a coroa invade demais o espaço da gengiva, provocando uma inflamação). Se a raiz do dente tem uma cor mais escura, pode dar esse efeito de sombra.

      Se a sombra é no meio do dente, pode ser do núcleo metálico que está por baixo. Nesse caso, pode-se fazer esse núcleo metálico com uma camada de opaco (como se fosse uma tinta branca) que mascara esse efeito escuro em coroas de porcelana pura. Ou, perante avaliação criteriosa, colocar pinos de fibra de vidro, que são estéticos mas tem indicação específica (não podemos utilizar em todos os casos).

      O importante seria passar por uma avaliação para que se possa entender o que causou esse escurecimento e, a partir disso, escolher a melhor técnica para solucionar o teu problema.

      Espero ter ajudado. Se algo não ficou claro na explicação, estou à disposição.
      Muito obrigado pelo contato.
      Marco Antonio De Villa

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: