Skip to main content
DTM

Ruídos na ATM: existe tratamento?

Falamos no último texto sobre os ruídos que aparecem na articulação temporomandibular (ATM). Mas a pergunta que todos fazem é: tem tratamento?

E a resposta é sim. Existem algumas possibilidades de tratamento, mas para isso precisamos diagnosticar a causa desse ruído na articulação.

DTM

Diagnóstico

Ainda não há um método 100% confiável para o diagnóstico da disfunção temporomandibular (DTM). Assim, tentamos reunir o máximo de informações com anamnese (perguntas que o dentista faz para o paciente) e com o exame físico.

Neste, fazemos a palpação muscular e das ATMs, mensuração da movimentação mandibular ativa (que avalia o quanto o paciente abre a boca e se há desvio quando abre) e análise dos ruídos articulares.

Exames de imagem como ultrassonografia, tomografias computadorizadas e radiografias ajudam a complementar o diagnóstico.

Alguns fatores estão associados com o aparecimento de ruídos articulares. Veja a lista abaixo.

Principais causas para o aparecimento de ruídos articulares

  1. Dentes mal posicionados – a oclusão (mordida) pode estar alterada devido ao mau posicionamento de alguns dentes. Isso pode afetar a ATM.
  2. Falta de dentes – a perda de dentes, principalmente os do fundo, pode levar a uma mudança na posição postural do côndilo e a alterações da ATM.
  3. Assimetrias ósseas – a mandíbula (osso onde estão os dentes de baixo) pode ser “maior” de um lado. Essa alteração na morfologia pode causar mudanças na postura da mandíbula e, consequentemente, na oclusão.
  4. Redução na produção do líquido sinovial – o líquido sinovial lubrifica a ATM, facilitando os movimentos do condilo e disco articular. Uma menor produção desse líquido representa maior dificuldade de movimento. Fazendo uma analogia, é como ter um motor funcionando e não lubrificar suas engrenagens. Em algum momento, esse motor vai parar porque suas engrenagens vão emperrar.
  5. Abertura bucal excessiva – quem nunca bocejou e abriu demais a boca! Esse movimento extremo da ATM pode causar deslocamento do condilo .
  6. Posição para dormir – pessoas que dormem com a mão apoiada no rosto, por exemplo, tendem a deslocar a mandíbula para o lado oposto. Isso pode afetar a ATM.
  7. Traumas ou microtraumas – pancadas na região da ATM ou hábitos como o bruxismo (que causam microtraumas) podem causar ruídos.
  8. Hiperatividade muscular.

ATM

Devemos lembrar que alguns estudos apenas consideram os ruídos articulares como patológicos quando são acompanhados de outros sinais e sintomas da DTM. Assim, o tratamento para esses ruídos é o mesmo que para disfunção temporomandibular.

Quais as possibilidades de tratamento para os casos de ruído na ATM.

  1. Órteses bucais – placas de acrílico transparente colocadas para estabilizar a oclusão e relaxamento da musculatura.
  2. Toxina botulínica – mais conhecido como Botox (marca comercial), paralisa a musculatura diminuindo a incidência de cargas sobre ATM.
  3. Terapia medicamentosa – antiinflamatórios, analgésicos, relaxantes musculares podem ser utilizados para dor ou desconforto.
  4. Laserterapia – estimula a produção de colágeno, favorece a ativação da microcirculação e a redução do edema tecidual. Além disso, favorece a regeneração do tecido musculoesquelético, com consequente alivio de dor muscular e articular.
  5. Aparelho ortodôntico – a correção da oclusão pode auxiliar no tratamento da ATM
  6. Implantes – repor os dentes perdidos estabiliza a oclusão
  7. Cirurgias na ATM – casos mais graves necessitam de cirurgia para devolver função ao paciente
  8. Terapia de viscossuplementação – é injetado na ATM do paciente hialorunato de sódio, que é um tipo de ácido hialurônico. Ele funciona como um lubrificante fazendo o papel do líquido sinovial.
  9. Fisioterapia

Irei colocar o mesmo vídeo do último texto, do canal +SaúdeTv, que falo sobre ruídos da ATM.

O tratamento sempre será escolhido de acordo com os achados clínico, dando preferência para os mais conservadores.

Aproximadamente 30% da população sem sintomas de DTM possui algum tipo de ruídos articulares.  Sabemos que não há relação direta entre ruídos e dor, e muitos ruídos presentes na ATM não precisam de tratamento. Mas se você faz algum “barulho” durante os movimentos de abertura e fechamento da boca, procure um dentista.

Gostou do texto? Ficaram dúvidas?

Deixe nos comentários.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *