Skip to main content

Safira x Porcelana: conheça as opções de aparelhos estéticos

Muitas pessoas desistem de fazer o tratamento ortodôntico pois temem que o aparelho metálico interfira em suas atividades sociais e profissionais.

Evitar sorrir em situações de convívio social por não se sentir confortável com o aparelho tradicional de metal é desagradável.

Mas você decidiu colocar aparelho para corrigir problemas funcionais ou estéticos e quer evitar o famoso “sorriso metálico”?

Pois bem! Vamos apresentar duas opções de aparelhos estéticos e entender suas diferenças: cerâmica (porcelana) e safira.

O aparelho estético de porcelana é confeccionado com uma cerâmica policristalina, que lhe dá uma cor mais opaca e leitosa, apresentando resistência similar ao aparelho metálico e de safira.

Já os bráquetes (que são as “pecinhas” coladas nos dentes) de safira são confeccionados com uma cerâmica monocristalina.

Seu processo de fabricação, na qual o Óxido de Alumínio é fundido em temperaturas elevadas e depois resfriado lentamente para uma cristalização controlada, forma cristais mais puros que o da cerâmica policristalina.

Assim, o bráquete de safira é muito mais estético por ser transparente, deixando-o praticamente invisível quando colado no dente. Também é muito mais resistente, pois os cristais não contêm impurezas que podem gerar falhas em sua estrutura.

Neste vídeo, da Orthometric, você pode ver como o aparelho fica quase imperceptível quando fixado aos dentes.

Outra vantagem do aparelho de safira está no atrito com o fio, que é levemente menor do que no bráquete de porcelana, significando menos “força” para a movimentação dos dentes.

Cabe ressaltar que os dois aparelhos não alteram a cor durante o tratamento. Mas devemos ter cuidado com as ligaduras elásticas (borrachinhas), já que estas tendem a pigmentar com o passar dos dias.

Hoje temos opções de ligaduras elásticas específicas para aparelhos estéticos causando menos pigmentação e mantendo a integridade destas ligaduras por mais tempo.

Quanto ao custo, o aparelho de safira tem um valor mais elevado quando comparado ao de porcelana pelas vantagens estéticas e estruturais que apresenta. A marca do aparelho também influencia no preço já que algumas empresas possuem produtos reconhecidamente superiores.

Ainda existem os aparelhos de policarbonato, que são muito opacos, mancham e quebram com facilidade, possuindo uma qualidade muito inferior. Por isso, desconfie de aparelhos de porcelana com preços muito baixos, pois podem ser de policarbonato.

Para quem busca um sorriso leve, bonito e discreto durante o tratamento, os aparelhos de porcelana e safira são excelentes opções garantindo qualidade e satisfação.

Obrigado por acompanhar o blog.

Se tiveres alguma dúvida, deixe seu comentário.

Um grande abraço.

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto: