Skip to main content
sorriso gengival

Saiba o que é sorriso gengival

A composição de um sorriso considerado bonito, atraente e saudável envolve o equilíbrio entre forma, simetria dos dentes, lábios e gengiva, além da maneira como se relacionam e harmonizam com a face dos pacientes. Assim, quando falamos de estética do sorriso, não devemos pensar apenas em dentes, mas em outro componente muito importante que é a gengiva, presente nos dez mandamentos do sorriso estético.

E uma exposição exagerada de gengiva, chamado de sorriso gengival, pode comprometer totalmente a estética e beleza de seu sorriso. Podemos considerar a gengiva como uma moldura dos dentes responsável por uma relação harmoniosa com estes. Quando a gengiva aparece demais, afeta a aparência do sorriso causando prejuízos na vida social, autoestima e confiança das pessoas afetadas.

O que é o sorriso gengival?

Sorriso gengival (também chamado de sorriso alto) é a exposição em excesso da gengiva durante os atos de falar ou sorrir. Na Odontologia, consideramos como normal até 4mm de exposição gengival enquanto sorrimos espontaneamente e o diagnóstico é feito observando o sorriso da pessoa durante exame clínico, contando também com o auxílio de fotografias e vídeos.

O sorriso gengival acomete mais o sexo feminino e pode ser causado por uma série de fatores, como excesso de gengiva, crescimento ósseo da maxila, lábios curtos, mordida profunda e hiperatividade do lábio superior.

Excesso de gengiva

Também chamada de hiperplasia gengival, é causado por falta de higiene bucal, medicações, respiração bucal e genética. Esse crescimento exagerado da gengiva pode recobrir parcialmente os dentes, dando a impressão que o paciente possui sorriso gengival. O tratamento é um procedimento cirúrgico chamado gengivectomia, na qual é removido o excesso gengival e seu contorno é delimitado.

Confira o vídeo abaixo que explica como se faz a gengivectomia:

Crescimento ósseo da maxila

O crescimento da maxila no sentido vertical está ligado a maior parte dos casos de sorriso gengival. Esses casos precisam de um diagnóstico preciso, já que posicionamentos incorretos do osso maxilar (giro maxilar no sentido horário) também podem causar exposição gengival. O tratamento ortodôntico (aparelho dentário) combinado com cirurgia ortognática para reposicionar a maxila é a melhor indicação para resolução do caso.

Veja no vídeo como funciona a cirurgia ortognática de maxila:

Lábios curtos

O encurtamento do lábio superior pode causar exposição excessiva de dentes e gengiva. Isso ocorre quando o lábio superior é mais retraído ou por uma maior concavidade na região abaixo da espinha nasal anterior (região logo abaixo do nariz). Quando a pessoa sorri, o lábio pode ficar alojado nessa concavidade e causar o sorriso gengival. Cirurgias plásticas no lábio são indicadas.

sorriso gengival e lábio curto

Mordida profunda

Na mordida profunda, os dentes superiores anteriores podem estar extruídos (crescidos) e recobrindo quase completamente os dentes inferiores. Nesses casos, os incisivos e caninos superiores (os seis dentes da frente) ficam mais longos e a gengiva acompanha este alongamento, causando sua exposição. O tratamento ortodôntico é o mais indicado para solucionar estes casos.

mordida profunda sorriso gengival

Hiperatividade do lábio superior

Quando a musculatura é hiperativa, o lábio superior pode subir demais durante o sorriso já que esses músculos possuem movimentos mais amplos que o normal. Pacientes com sorriso gengival apresentam, pelo menos, uma capacidade muscular 20% superior para elevar o lábio superior durante o sorriso. O lábio superior movimenta-se em média, da posição de repouso para a posição de sorriso completo, 6 a 8mm. Já o lábio hiperativo pode movimentar-se até 2 vezes esses valores.  Uma maneira de resolver estes casos é a utilização de toxina botulínica, que paralisa a atividade muscular.

O diagnóstico preciso da causa do sorriso gengival será responsável pelo sucesso do tratamento.

Lembrando que a exposição gengival é um dos dez mandamentos do sorriso estéticos. Falaremos sobre os outros tópicos em textos futuros.

Se tiveres alguma dúvida, deixe nos comentários.

Aproveite e siga nossas redes sociais.

Instagram e Facebook

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta