fbpx Skip to main content
sensibilidade dentaria

Sensibilidade dentária tem tratamento?

Você já deixou de tomar sorvete por conta de sensibilidade dentária? Precisa escovar os dentes com água morna? Comer frutas ácidas, como pêssego e abacaxi, é impossível?

A sensibilidade dental afeta praticamente metade da população, ou seja, tem uma incidência muito alta. Se você não tem sensibilidade, provavelmente conhece uma ou mais pessoas que são atingidas por esse desconforto.

Então, se você quer voltar a tomar seu sorvete em paz, acompanhe o texto.

O que causa sensibilidade dentária?

Existem vários fatores que causam a sensibilidade dentária.

Os mais comuns são os que envolvem a exposição radicular (veja imagem abaixo).

lesao cervical nao cariosa

A raiz dos nossos dentes não tem a proteção do esmalte, como as coroas. Dessa forma, tudo o que encosta nela estimula a polpa (conhecida popularmente por nervo). A dentina que forma as raízes dos dentes tem canais microscópicos, chamados de túbulos, que conduzem à polpa. Quando os túbulos da dentina ficam expostos, devido a recessão do tecido gengival ou a perda do esmalte, a polpa é estimulada e ocorre a sensibilidade.

Quais os principais fatores que causam recessão gengival?

  1. Escovação com muita força – força não é sinônimo de boa escovação. A pressão exagerada das cerdas contra o tecido gengival pode causar recessão da gengiva, exposição radicular e sensibilidade.
  2. Escova dental com cerdas muito duras – a agressão ao tecido gengival é muito maior quando as cerdas são duras.
  3. Bruxismo e apertamento dentário – hábitos parafuncionais  causam recessão gengival e perda de estrutura dentária nas raízes.
Escova dental

O que você pode fazer para evitar recessão gengival e sensibilidade.

O que você pode fazer para evitar recessão gengival e sensibilidade.

Utilizar escovas com cerdas macias ou extra macias são o primeiro passo.

Também deve-se evitar escovar com muita força. Essa atitude juntamente com uma escova macia evitam uma série de problemas.

Além disso, procurar cremes dentais para sensibilidade ajudam a diminuir a sensibilidade. Evitar as pastas clareadoras, que são muito mais abrasivas, também colaboram para diminuir o desconforto.

E o que seu dentista pode fazer?

Algumas medidas podem ser adotadas pelo profissional após avaliação cuidadosa.

Restaurar raízes expostas com perda de estrutura dentária é uma solução eficaz. O recobrimento (preenchimento) das cavidades próximas à gengiva ajudam a diminuir a sensibilidade.

Para casos na qual não há perda de estrutura dentária na raiz, pode-se aplicar dessensibilizantes. Esses produtos auxiliam muito na diminuição da sensibilidade, sendo reaplicados em intervalos de tempo definidos pelo dentista.

A indicação de cremes dentais para sensibilidade também pode ser feita pelo profissional. Esses dentifrícios associados com as alternativas citadas acima promovem ótimos resultados no controle da hipersensibilidade dentinária.

Como foi falado no início do texto, você não precisa deixar de tomar seu sorvete ou beber água gelada em um dia quente de verão porque seus dentes não permitem.

Converse com seu dentista. Sensibilidade dentária tem solução.

Até a próxima.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *