Skip to main content
aparelho ortodôntico fixo

Tire suas dúvidas sobre o aparelho ortodôntico fixo

Você visitou seu dentista e descobriu que precisa usar aparelho ortodôntico? E a indicação foi o aparelho fixo? Então hoje vamos ver algumas características desse tratamento que garante ótimos resultados, corrigindo maloclusões (irregularidades que impedem que os dentes se encaixem adequadamente) e alinhando seus dentes para um sorriso mais bonito.

Nesse post abordaremos alguns tópicos importantes como dieta, higiene, exames necessários para o tratamento, assim como o tempo necessário para sua conclusão e os componentes que fazem parte do aparelho o aparelho.

Quais elementos compõem o aparelho ortodôntico fixo?

O aparelho é composto por algumas peças que unidas movimentam os dentes.

São elas:

  1. Bráquetes – peças metálicas ou de porcelana que são “coladas” ao dente com resina composta. Juntas, suportam o fio metálico.
  2. Fio metálico – passa pelos bráquetes e juntamente com estes, tem a função de alinhar os dentes.
  3. Bandas – Anel colocado ao redor dos dentes, geralmente os molares, para dar sustentação ao aparelho e servir de ancoragem (ponto de resistência a um movimento).
  4. Tubos – podem ser soldados na banda ou “colados” nos dentes. Auxiliam na sustentação do fio nos dentes do fundo.
  5. Ligaduras elásticas – as famosas “borrachinhas” que prendem o fio ao bráquete.

Veja na foto abaixo os dispositivos utilizados:

aparelho ortodôntico fixo

Outros dispositivos podem ser anexados, dependendo do tratamento. Mas os componentes citados são essenciais. É com a união de todos que movimentaremos os dentes para a posição correta, promovendo um alinhamento adequado.

Quais exames são necessários para colocar aparelho ortodôntico?

Os exames solicitados podem variar de acordo com o profissional, mas geralmente é solicitado ao paciente uma documentação ortodôntica composta por radiografias (panorâmica, lateral de crânio, periapicais e interproximais), fotografias da face e intrabucais, modelos de estudo das arcadas e cefalometrias (estudo das dimensões das estruturas do crânio e da face).

Outros exames podem ser solicitados de acordo com o caso. Hoje temos também o auxílio de modelos digitais, que oferecem maior precisão no diagnóstico.

Radiografia panorâmica
Radiografia Panorâmica
Modelos de gesso
Modelos de gesso
Cefalometria
Cefalometria

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento pode variar de acordo com a dificuldade do caso e a experiência do profissional. Pode durar de 18 a 36 meses, mas casos complexos podem exigir um maior tempo de tratamento.

Dieta para quem usa aparelho ortodôntico

Alguns alimentos podem dificultar a higiene e quebrar o aparelho, retardando o tratamento. Evitar alimentos duros e crocantes, como pipoca, amendoim, rapadura, torresmo, balas e outros contribui para reduzir a possibilidade de danos. Alimentos pegajosos como pirulitos, jujubas e chicletes também não devem ser consumidos pelos mesmos motivos citados acima.

Também morder frutas, biscoitos e demais alimentos é contraindicado para quem utiliza aparelho. O melhor é fracioná-los em pequenas porções para facilitar a mastigação.

Cuidados com a higiene

O aparelho fixo contribui no acúmulo de restos alimentares e dificulta a higiene. Portanto, devemos ter atenção na escovação para evitar problemas gengivais e o aparecimento de cáries. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com uma escova dental macia (escovas dentais ortodônticas podem ser boas opções), utilizar fio dental com o auxílio de um passa-fio, escovas interdentais e enxaguantes bucais devem fazer parte do arsenal do usuário de aparelho ortodôntico fixo.

Veja no vídeo da Dra. Sílvia Lisboa como higienizar o aparelho ortodôntico:

O aparelho fixo exige do paciente confiança no ortodontista e paciência durante seu uso. Manter um bom relacionamento é extremamente importante para que o tratamento evolua de maneira satisfatória e o resultado seja um sorriso bonito e alinhado.

Tem dúvidas? Deixe nos comentários.

Até a próxima semana.

Aproveite e siga nossas redes sociais.

Instagram e Facebook

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta