fbpx Skip to main content
toxina botulínica

Toxina botulínica na harmonização facial

Quem não gostaria de atrasar o relógio biológico para ficar jovem por mais tempo? Combater aquelas ruguinhas que começam a aparecer, denunciando que não temos mais vinte anos? Infelizmente a idade chega para todos, mas existem formas de driblar o envelhecimento natural.

E uma dessas formas é com a toxina botulínica. Então vamos descobrir tudo sobre essa poderosa arma da beleza e estética.

toxina botulínica

O que é toxina botulínica?

Mais conhecida por Botox (que é uma marca comercial, assim como Durex virou sinônimo de fita adesiva e Nescau, de achocolatado em pó), a toxina botulínica é produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum, a mesma que causa o botulismo.

Mas antes que você se preocupe, saiba que a toxina para uso estético é purificada em laboratório e produzida em doses que não causam a doença, portanto não há riscos de desenvolver o botulismo.

toxina botulínica

Como é a ação na musculatura?

A toxina atua bloqueando a liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é um dos neurotransmissores envolvidos no mecanismo contrátil da musculatura (movimento do músculo).

Esse bloqueio do neurotransmissor impede a contração muscular (o músculo fica paralisado), promovendo a suavização das rugas e marcas de expressão.

Em que tipos de rugas age a toxina?

Ela age nas rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem quando fazemos expressões faciais, como os “pés de galinha” nos cantos dos olhos, ou marcas na testa.

toxina botulínica

Essas marcas acontecem por uma ação excessiva do músculo, chamada hipercinesia muscular. Com o passar do tempo, essas rugas dinâmicas tornam-se estáticas e marcam a pele. Isso acontece pelo rompimento das fibras colágenas da pele.

Assim, a ação da toxina botulínica se dá de duas maneiras:

  1. Preventiva – para pessoas jovens, prevenindo o aparecimento das marcas de expressão.
  2. Reparativa – para quem já possui as marcas, faz-se o uso da toxina para amenizá-las.

Além da estética, a toxina botulínica tem outra função na Odontologia?

Sim. No tratamento de dores faciais causadas por hiperfunção da musculatura nos casos de disfunção temporomandibular e bruxismo. O alívio causado pela paralisação muscular oferece uma sensação de conforto para o paciente, diminuindo o uso de medicamentos e contribuindo com qualidade de vida.

A correção do sorriso gengival também pode ser feito com a utilização da toxina botulínica. A exposição exagerada da gengiva compromete a estética do sorriso e a ação da toxina na musculatura do lábio corrige o defeito.

Em quanto tempo vemos os efeitos da aplicação?

De 3 a 7 dias é o tempo para vermos resultado nos locais de aplicação. A duração do efeito pode ser de 3 a 6 meses. O efeito pleno da toxina ocorre em 15 dias, quando é marcada uma consulta de reavaliação.

toxina botulínica

Devo tomar algum cuidado depois da aplicação?

Alguns cuidados são imprescindíveis para que não se perca o efeito da toxina.

  1. Não deitar por 4 horas após a aplicação – isso permite adequada distribuição do produto.
  2. Evitar massagear o local da aplicação, fazer limpeza de pele e o uso de cosméticos por 24 horas.
  3. Atividades físicas devem ser feitas 48 horas após a aplicação.
  4. Evitar exposição ao sol.

A toxina botulínica é uma poderosa arma não apenas para harmonização facial, mas também para conseguirmos um resultado sensacional nas reabilitações orais estéticas. Hoje, nossos clientes não querem apenas dentes bonitos, mas uma harmonia entre sorriso e rosto que os deixem com uma autoestima elevada.

Fique ligado no blog. No próximo texto vamos falar de preenchedores faciais.

Ficou com dúvidas? Escreva nos comentários.

Até a próxima.

Um grande abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *