Skip to main content

Transforme seu Sorriso com Facetas de Resina Composta

Ter um sorriso bonito abre portas. Isso é uma verdade indiscutível.

Ajuda a conseguir emprego, colabora na conquista de um relacionamento e deixa você mais confiante nas interações pessoais.

Sabemos como as lentes de contato são o grande desejo de quem quer melhorar o aspecto de seu sorriso, mas o alto custo impossibilita que a maioria das pessoas possa realizar esse sonho.

Assim, vamos falar nesse texto sobre a opção de reabilitação com facetas de resina composta que são uma excelente alternativa para modificar a estética dental.

arco do sorriso

Qual a diferença entre lentes de contato dental e facetas de resina composta?

Para começar, o material.

Lentes de contato dental são feitas de cerâmica (porcelana). Elas necessitam de moldagem ou escaneamento digital, confecção das peças em laboratório protético e provas dessas peças para avaliar estética e adaptação.

Depois da aprovação do paciente, são cimentadas aos dentes com cimentos odontológicos. Geralmente necessitam desgaste dos dentes para melhor adaptação das peças.

Já as facetas em resina composta são confeccionadas diretamente sobre os dentes. Elas exigem desgastes apenas em casos nos quais não há um alinhamento dentário.

Se os seus dentes estão alinhados (por isso a importância do aparelho ortodôntico), provavelmente não será necessário nenhum desgaste.

As facetas de resina composta podem ser confeccionadas em uma sessão apenas ou dividir em duas etapas para não ficar muito cansativo. De qualquer forma, a solução do caso é mais rápida.

Lentes de contato dentais

E a resistência das Facetas de Resina Composta?

Tudo é uma questão de avaliar a oclusão (mordida) do paciente. Precisamos avaliar as guias protetivas da pessoa.

Guia canino – é como um trilho que guia nossa mastigação e mordida. São os caninos que evitam o contato dos dentes anteriores e posteriores durante o movimento de lateralidade da mandíbula.

Isso evita que os demais dentes se toquem inadequadamente e garante durabilidade para as reabilitações estéticas.

Protrusão – após um pequeno deslocamento protrusivo da mandíbula, haverá contato entre a borda incisal dos dentes inferiores e a face palatina dos dentes superiores.

Ou seja, a “ponta” dos dentes de baixo deve tocar atrás dos dentes de cima quando, mordendo, arrastamos nossa mandíbula para frente.

Além disso, precisamos avaliar os contatos entre os dentes superiores e inferiores para evitar contatos prematuros que possam criar zonas de estresse e consequente fraturas das restaurações.

Guia Canina

E a estética pode ser comparável com trabalhos de porcelana?

Sim. Com a evolução das resinas compostas, é possível fazer trabalhos magníficos.

O único porém é que as resinas exigem um cuidado maior e revisões mais constantes. Diferentemente das porcelanas, resinas podem manchar caso não estejam bem polidas.

Por isso deve-se ter uma rotina de cuidados e manutenção periódica.

arco do sorriso

E os valores para uma reabilitação com resina composta?

Os valores serão menores que um tratamento com lentes de contato dentais, mas é claro que isso irá depender do profissional que você procurar.

E olhando pelo lado financeiro, as facetas de resina composta são uma ótima escolha para quem sonha com uma reabilitação estética mas não tem condições de fazer um tratamento com lentes de contato.

Falaremos em outros textos de questões específicas das facetas de resina composta como o passo a passo e os cuidados que devemos ter.

Espero que esse texto ajude você a fazer uma boa escolha na hora de optar pela mudança em seu Sorriso.

Siga nossos perfis nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Um grande abraço para todos.